18Jan14 | “dinheiro vivo” news paper

Uma empresária portuense criou a Nazareth Collection, uma linha de roupa que parece uma coleção de postais

Porto: aqui há postais para vestir

Márcia Nazareth criou a Nazareth Collection em 2013

Márcia Nazareth prepara novas coleções
Lisa Soares

18/01/2014 | 00:00 | Dinheiro Vivo

Se é apaixonado pelo Porto, não se cansa da Ribeira e se perde pelas varandas típicas da cidade, foi a pensar em si que Márcia Nazareth, 42 anos, criou o seu negócio: uma linha de roupa que se faz de imagens. São T-shirts, túnicas, lenços e calções que retratam o que de melhor há para ver no Porto.

Depois de dez anos como empresária ligada ao design e comunicação, o esmorecer do mercado foi o incentivo de que precisava para mudar. No início do ano passado, num mês fechou a empresa, no mês seguinte criou a Nazareth Collection.

Por agora, Márcia Nazareth apostou tudo na Oh! Porto Collection, a coleção temática com que se estreou, em maio, homenageando a cidade onde nasceu. Mas outras coleções já estão em fase avançada de planeamento. Cada coleção, à venda nas lojas do Museu de Serralves e do Centro Cultural de Belém, é única, com preços entre 20 e 40 euros. “A ideia não é produzir para a moda, é ter arte na moda”, explica a criadora, sublinhando que a ideia “é a pessoa ser a própria fotografia”.

Licenciada em Design Gráfico pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, é a própria Márcia que faz as fotografias e as transpõe para o tecido, através de um método inovador – resultado de uma persistente procura até identificar a fábrica ideal em Guimarães – que não implica perda da qualidade da imagem.  A produção está subcontratada, mas é ela que define os pormenores. Os acabamentos são feitos à mão.

Com sede em Matosinhos, a Nazareth Collection está a crescer e até já recebe encomendas de fora, através do site. A identidade da marca valeu-lhe recentemente a entrada a em duas prestigiadas incubadoras de empresas ligadas ao design – a Fábrica Santo Thyrso e a Quadra, no Mercado de Matosinhos.

Share this post
  , ,